FELINJU: moda íntima e tricô mantêm o Sul de Minas nos trilhos do desenvolvimento
25/04/2025
(Foto: Reprodução) Juruaia e Jacutinga, além de pertencerem a região do Sul de Minas Gerais, têm em comum a tradição e a força da indústria têxtil Crédito: Divulgação
Juruaia e Jacutinga, além de pertencerem a região do Sul de Minas Gerais, têm em comum a tradição e a força da indústria têxtil, representadas por dois grandes eventos deste segmento: FELINJU e FESTMALHAS. Ambas fazem parte do projeto estratégico SDE Minas, promovido pelo Governo de Minas por meio da Codemge e em parceria com a ADESIAP Minas.
A FELINJU, maior feira de moda íntima do Brasil, teve sua 28ª edição realizada entre 10 e 12 de abril, em Juruaia. Já a FESTMALHAS, em sua 47ª edição programada para junho deste ano, é considerada o maior evento de tricô do país, transformando Jacutinga em vitrine da moda outono-inverno.
Juruaia e Jacutinga são polos que transformam criatividade em negócio, tradição em inovação. Com esses dois grandes eventos, o protagonismo do setor têxtil mineiro é consolidado, reforçando como a indústria da moda impulsiona a economia, gera empregos, valoriza talentos locais e fortalece o empreendedorismo.
A indústria têxtil tem papel essencial na história do desenvolvimento econômico nacional, afinal é uma das mais antigas do mundo. Em Minas Gerais, ela se consolidou em regiões como o sul do estado, onde pequenos ateliês familiares deram origem a várias cadeias produtivas locais, com mão de obra qualificada em confecção, design, distribuição e comercialização. É uma atividade que gera emprego e renda, além de fomentar o empreendedorismo, principalmente feminino, impulsionando o desenvolvimento econômico de comunidades inteiras.
Trem do Desenvolvimento: de Juruaia a Jacutinga
Dentro do conceito do ‘Trem do Desenvolvimento’, a SDE Minas passou recentemente por Juruaia, durante a 28ª FELINJU, levando soluções públicas, políticas de fomento e aproximação com o empresariado. Agora, esse mesmo trem segue rumo a Jacutinga, levando no vagão toda a expertise, as conexões e os aprendizados vivenciados em Juruaia. Essa troca fortalece a FESTMALHAS e potencializa ainda mais o setor têxtil da cidade e região.
O projeto SDE Minas atua de forma articulada para apoiar eventos que já fazem a diferença em seus territórios, promovendo o crescimento regional e o fortalecimento das cadeias produtivas locais. Com a união Governo, Codemge, ADESIAP Minas e os municípios, o sul de Minas ganha ainda mais protagonismo e mostra que, com parceria, planejamento e visão de futuro, é possível costurar um desenvolvimento sólido, sustentável e cheio de oportunidades.