Políticos e líderes do agronegócio participam da abertura da 90ª ExpoZebu em Uberaba
26/04/2025
(Foto: Reprodução) Na 90ª edição da feira, a ABCZ celebra o legado da zebuinocultura; programação segue até 4 de maio. A abertura oficial da 90ª ExpoZebu reuniu autoridades políticas e lideranças do agronegócio nacional.
Loise Monteiro/TV Integração
A abertura oficial da 90ª edição da ExpoZebu, em Uberaba, começou por volta das 11h deste sábado (26), no Parque Fernando Costa, com o hasteamento da bandeira brasileira ao som da execução do Hino Nacional em viola caipira.
A solenidade reuniu autoridades políticas, como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e a prefeita Elisa Araújo. Os governadores de Goiás e do Paraná, Ronaldo Caiado e Ratinho Júnior, também estiveram presentes. Apesar de ter sido convidado, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, não participou da solenidade.
Organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a ExpoZebu chega a nove décadas de história, destacando o legado da zebuinocultura no Brasil.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Romeu Zema enalteceu resultados do agro e criticou o governo federal
Romeu Zema iniciou seu discurso colocando um boné com as palavras "Abril Verde", em protesto contra as invasões de terra, ressaltando que a segurança no campo é uma de suas prioridades.
Além da pecuária, Zema enalteceu a produção de queijo artesanal em Minas Gerais, descrevendo os micro e pequenos produtores rurais como "artistas". Zema destacou os avanços do agronegócio no estado, mencionando o fortalecimento das exportações e o aumento da produtividade.
"Em 2024, nós exportamos mais produtos do agro que da mineiração. Isso nunca havia acontecido. E essa distância, ao longo do tempo, só vai aumentar porque o agro tem novas fronteiras no estado e a produtividade só aumenta", ponderou.
O discurso do governador também foi marcado por críticas ao atual governo federal e manifestações de apoio a possíveis alianças nas eleições de 2026. “Ano que vem, Caiado, Ratinho, tenho certeza que nós estaremos tirando esse governo que persegue quem produz, persegue quem trabalha. Nós estaremos caminhando juntos para um Brasil melhor”, declarou.
Destaques da abertura da ExpoZebu 2025
O presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, falou das ações realizadas ao longo do último ano e reforçou a função da entidade como voz do pecuarista brasileiro.
“A nossa genética tem pela frente um enorme potencial de crescimento, sendo um dos principais insumos transformadores dentro das propriedades rurais. O rebanho brasileiro conta com mais de 230 milhões de cabeças e mais de 80% têm genética zebuína”, ressaltou Gabriel Cid.
A ABCZ espera receber cerca de 400 mil visitantes ao longo da exposição em 2025. Reconhecida como a maior feira do mundo dedicada às raças zebuínas, a entidade acredita que a ExpoZebu supere os R$ 190 milhões em negócios movimentados em 2024.
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, ressaltou a relevância econômica que o agronegócio tem no município, sobretudo o impacto causado pela ExpoZebu anualmente. “Duranre a feira, o impacto do turismo, dos negócios e da cultura transforma a nossa cidade. Os hoteis estão cheios, os restaurantes movimentados, o comércio aquecido, gerando emprego e renda com bastante força. A ExpoZebu gera esse movimento todo e dá muito orgulho para nós uberabenses”.
Dez dias de programação na ExpoZebu
A feira segue até o dia 4 de maio, com uma programação diversificada que inclui shows, julgamentos das raças zebuínas, Concurso Leiteiro, 39 leilões, oito shoppings de animais e atividades para pecuaristas do Brasil e do exterior.
Os visitantes também poderão conferir a nova mostra do Museu do Zebu, aproveitar a Vila Cultural e Gastronômica Mineira, além de participar das atividades na Fazenda Experimental e das ações destinadas às delegações internacionais.
A 90ª edição da ExpoZebu foi lançada oficialmente em 18 de março, no Parque Fernando Costa, com a presença de cerca de 200 pessoas, entre autoridades, jornalistas, criadores e representantes da ABCZ.
Shows com artistas de renome nacional
15 shows compõem a programação musical nos dias 25, 26 e 30 de abril, além de 2 e 3 de maio.
Neste sábado (26), é a vez do baiano Léo Santana levar o axé à Uberaba. Ícaro & Gilmar e Felipe & Rodrigo também se apresentam nesta noite, a partir das 20h. Na sexta-feira (25), subiram ao palco Israel & Rodolffo, Eduardo Costa e Mato Grosso & Mathias.
Para os próximos dias, outros grandes nomes do sertanejo como Luan Santana, Victor & Leo e Eduardo Costa se apresentam. O pagode também estará presente com o show de Thiaguinho.
Confira a programação completa no site da ABCZ.
LEIA TAMBÉM:
ExpoZebu anuncia 15 shows para a edição 2025: veja lista de artistas
ExpoZebu, Barão Vermelho e Mercado de Pulgas: veja como aproveitar o fim de semana em Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas
90ª ExpoZebu: primeiros animais já estão no Parque Fernando Costa
90 anos de história da ExpoZebu
Em 1935, a Sociedade Rural do Triângulo Mineiro (SRTM) criou a Exposição-Feira Agropecuária e Industrial do Triângulo Mineiro para apoiar a pecuária zebuína e abrir novos mercados para o zebu de elite, originado em Uberaba.
Até 1940, a exposição ocorria em um terreno próximo ao centro da cidade. O gado era acomodado em currais e estandes aos fundos, local conhecido como ‘quintal do Bispo’.
Em 1941, o presidente Getúlio Vargas e o governador de Minas Gerais Benedito Valadares inauguraram o Parque Fernando Costa, onde a feira ocorre desde então. As exposições tornaram-se uma festa popular, com shows e bailes.
Em 1959, o evento foi elevado à categoria de exposição nacional e ganhou objetivos claros: crescimento da indústria animal, contato entre criadores, evolução do rebanho e comércio de animais.
A ExpoZebu tornou-se a maior feira de pecuária zebuína do mundo, com relevância econômica e política. A programação inclui leilões, debates, negócios, julgamentos de animais e concurso leiteiro.
Shows agitam 1ª noite da ExpoZebu: Matogrosso e Mathias, Eduardo Costa e mais
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas